Uma
cerimônia especial foi realizada em Jerusalém recentemente. Foi no
início do mês bíblico de Adar (março). Nos dias em que o Templo
funcionava em Jerusalém, esse período era especial. Para marcar a data,
uma reconstituição do serviço do Templo, foi exibida publicamente pelo
Instituto do Templo.
No
primeiro dia do novo mês, sacrifícios especiais eram trazidos para o
Templo: dois bois, um carneiro, sete cordeiros, libações de vinho,
farinha e óleo (segundo Números 28: 11-15). Trata-se do mesmo tipo de
sacrifícios oferecidos na Páscoa e na Festa de Pentecostes [Shavuot].
Toques especiais de trombeta marcavam a celebração.
Em
pleno 2016, embora não haja um terceiro templo erguido ainda, os
responsáveis pelo Instituto do Templo, em conjunto com o Sinédrio e
outras organizações, realizaram uma reconstituição do culto. A cerimônia
tinha como objetivo ser educacional para os espectadores e um “ensaio”
para os sacerdotes que já estão treinados.
Seu mestre é Nezer HaKodesh, que comanda a Academia de Cohanim. Todos usavam roupas feitasconforme as especificações bíblicas, e deram a bênção sacerdotal. Levitas tocavam instrumentos adequados para o serviço no templo e eram acompanhados por um coro.
Embora
nenhum animal tenha sido morto agora, foram exibidos os órgãos e as
gorduras especiais aos presentes. Também ocorreu uma demonstração de
como o sangue é aspergido sobre o altar. Uma oferta de mincha de sêmola foi queimada sobre um altar que reproduz perfeitamente o modelo de bíblico.
Além da demonstração de como funcionam os sacrifícios, três membros do Sinédrio aceitaram o depoimento de duas testemunhas para cumprir-se o mandamento da Torá e declarar o início do novo mês.
O
rabino Yisrael Ariel, fundador e líder do Instituto do Templo, deu uma
palestra sobre o Machatzit HaShekel (Êxodo 30: 11-16), mandamento
bíblico segundo o qual os homens judeus precisam entregar meio siclo de
prata cada um no Templo neste mês.
Essa verdadeira aula de Antigo Testamento visa mais que lembrar um costume. Mostra o quanto ospreparativos para o novo Templo são reais. Ao exibir tudo em público, ele também ajuda a acostumar os moradores de Jerusalém com a ideia de uma nova classe sacerdotal.
Fonte: GP
Fonte: GP