A melhor cidade para a vida contemplativa
Aristóteles em sua política tem alguns ideais como a monarquia do homem virtuoso, a aristocracia de um pequeno grupo de homens que combinem as virtudes de liderança e obediência civil e a constituição da classe média. Eric Voegelin afirma que Aristóteles sabe que o BIOS THEORETIKOS ( o homem que vive a vida teórica) é o melhor, assim sendo, a melhor Pólis é aquela em que a felicidade do BIOS THEORETIKOS pode ser realizada. A eudaimonia do homem corresponde à Pólis eudaimon( 1323).
Aristóteles em sua política tem alguns ideais como a monarquia do homem virtuoso, a aristocracia de um pequeno grupo de homens que combinem as virtudes de liderança e obediência civil e a constituição da classe média. Eric Voegelin afirma que Aristóteles sabe que o BIOS THEORETIKOS ( o homem que vive a vida teórica) é o melhor, assim sendo, a melhor Pólis é aquela em que a felicidade do BIOS THEORETIKOS pode ser realizada. A eudaimonia do homem corresponde à Pólis eudaimon( 1323).
É pela prática das virtudes dianoéticas, que são mais elevadas do que
as virtudes éticas, que o homem ascende à eudaimonia verdadeira do BIOS
THEORETIKOS. Quais são essas virtudes? São elas o conhecimento
científico( EPISTEME), a arte(TECHNE), a prudência(PHRONESIS), a
sabedoria(SOPHIA) e a intelecção( NOUS). O principal propósito da
ciência política é produzir no caráter dos cidadãos ações nobres.
Aristóteles distingue o bem verdadeiro do bem fenomenal. Todos os bens
são bons em aparência, mas o bem fenomenal só é o bem verdadeiro se
desejado pelo desejo verdadeiro. A verdade do bem é inseparável da
verdade do desejo. Esse debate crítico a respeito do desejo da verdade
só poderá ser feito pelo homem maduro(SPOUDAIOS). Esse homem difere dos
outros por ver a verdade em cada classe de coisas, sendo assim será
(KANON KAI METRON) sua norma e medida.
A polis é uma comunidade composta, portanto, segundo Voegelin, a sua
análise terá que partir do composto(SYNTHETON), e descer às suas partes
componentes não compostas(MORION). Assim podemos distinguir os
diferentes tipos de governo. Aristóteles irá definir o homem como um ser
político(POLITIKON ZOON). Aristóteles vai além: o homem apolítico, por
natureza, está em um nível abaixo da humanidade, aproximando-se da vida
bestial e associal.
Quando os homens viverem uma existência harmoniosa, prevalece entre
eles a relação que Aristóteles chama de HOMONOIA, que é a amizade
política( POLITIKE PHILIA). O bom governante deve ser um homem
maduro(SPOUDAIOS); para o cidadão comum, é suficiente que ele tenha a
opinião verdadeira( DOXA ALETHES). A pólis é uma associação de pessoas
semelhantes( KOINONIA TON HOMOION). Essa análise da Política de
Aristóteles foi tirada da obra Ordem e História, de Eric Voegelin.
Prof. Felipe Pimenta