A RESPONSABILIDADE DA IGREJA LOCAL COM MISSÕES



Missões é uma história de vida que teve início no céu com o próprio Deus, pois, como nós costumeiramente falamos, missões nasceu no coração de Deus. Historicamente falando missões teve origem com a promessa de Deus de resgatar o homem caído depois de haver pecado, quando Deus disse: E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Deus preparou o mundo na antiguidade para o advento do primeiro missionário, por excelência vir e espalhar as boas Novas de Salvação, e na plenitude do tempo Jesus se manifestou trazendo o gracioso evangelho. Jesus Cristo reuniu para si doze homens simples, os ensinou a mensagem de vida e os transformou em apóstolos e missionários enviando-os em um mundo cheio de tantas religiões, culturas e estruturas políticas e sociais diversas.

Partindo da consciência da tarefa missionária ordenada pelo Senhor Jesus, cabe a cada um de nós que já fomos salvos realiza-la na prática, isto é, tornar as Boas-Novas de salvação conhecidas a cada pessoa sobre a Terra. O Espírito Santo foi dado para fazer dos cristãos testemunhas eficientes no mundo todo. Qualquer um pode ser usado por Deus para levar as boas-novas, fazendo missões urbanas, nacionais ou mundiais, até porque o mundo é visto como a grande seara. “E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.” (Lucas 10 : 2).

O preparo do missionário. A igreja não pode deixar de fazer missões. Mas colocar um missionário em determinado campo já é um grande desafio. Sustenta-lo é um desafio ainda maior. Pode ser muito traumático para um missionário ou sua família está em um local distante de sua comunidade e familiares, sob pressões econômicas e espirituais para as quais não estavam preparados. As agências de missões precisam se preocupar em orar, usar meios de comunicação e ajudar com o sustento financeiro dos missionários. A consciência missionária deve ser desenvolvida no meio do povo de Deus e é tarefa da igreja como das agências de missões, estabelecendo meios de incentivo como: conferências missionárias, cultos missionários, enfatizar essa obrigação nas Escolas Dominicais, nos cursos teológicos, e periódicos da igreja como via internet, jornais etc. todos devem estar inteirados dessa responsabilidade.

A quem você está enviando? Uma coisa muito séria é analisar a pessoa que está sendo chamada para as missões, estar na função errada pode ser não só contraproducente, mas até traumático para uma pessoa. 

Todo crente foi chamado para fazer missões, mas é preciso levar em consideração a chamada específica, o preparo teológico espiritual e prático do candidato a missões, suas qualidades, etc. Será que o missionário escolhido é uma pessoa adaptável, corajoso, submisso, obediente à liderança, e com visão? É necessário desprendimento, empreendedorismo para que um trabalho tenha um bom começo. Os desafios são grandes principalmente no tempo em que estamos vivendo. Os especialistas em missões acreditam que a evangelização do mundo é uma tarefa realizável. Isso não quer dizer que seja fácil ou que esteja sendo realizada no momento. 

Apenas querem dizer que com comprometimento e ações corretas é possível levar o evangelho a cada pessoa da Terra antes da volta do Senhor Jesus. Sabemos que existem muitos desafios como a apatia da igreja, a carência de obreiros, escassos recursos financeiros, grandes religiões oponentes ao evangelho (como nos países hostis), a camuflagem do secularismo, o crescimento populacional, as barreiras culturais e linguísticas, etc. Tudo isto são desafios do nosso tempo. A igreja está segura e pode vencer esses desafios até porque Jesus mesmo disse:

… e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16.18). Faça sua parte e leve a mensagem de Salvação porque se todos agirem o céu se manifestará e muitas almas serão alcançadas.
Pastor e Missionário: Antônio Fábio – Almirante Tamandaré – Curitiba/PR.