MOMENTO DO PULPITO – A EXPOSIÇÃO DA VERDADE REVELADA


      Prezado leitor do BLOG ANALISE INTELIGENTE (www.ibepteologia.blogspot.com), nesta oportunidade gostaria de refletir um pouco com você, sobre um dos momentos mais importantes do culto cristão, o momento da explanação da Palavra de Deus. O momento dedicado a mensagem do evangelho é algo muito importante e que exige daqueles que tem esta honrosa missão uma reverencia e uma dedicação acima da média, pois ali estamos representando a voz de Deus falando para o seu povo, é através da exposição Bíblica que a igreja do Senhor é edificada e abençoada, mas para isso, deve existir seriedade daqueles que estão assumindo o púlpito, não podemos tratar este momento singular como qualquer outro momento, não estamos ali para aparecer nem mesmo para nos promover, mas para promover a glória do rei maior de toda honra e majestade, temos que lembrar que o nosso compromisso não é com aquilo que agrada o publico, mas antes de qualquer coisa, nosso compromisso é com Deus, é ele através do seu Espírito Santo que convence o homem, do pecado, da justiça e do juízo.
      Eu sei que para muitos o que estou falando não é novidade, mas mesmo não sendo novidade, muitos esquecem essas orientações e tratam o momento da explanação da Palavra de Deus como algo sem importância e de natureza humanista, ou seja, promovendo mais a criatura do que o criador, tratando a palavra como um coadjuvante da mensagem muitas vezes cheia de confissões positivas, simpatias e de um tecnicismo desenfreado, encobrindo a verdade em uma cortina de ilusões e mentiras, falando de um deus idealizado e não de Deus revelado, esse é um dos motivos que a igreja evangélica cresce, mas sem solides bíblica suficiente para caminhar em retidão diante de Deus.
      Não sou pastor, nem ministro eclesiástico de nenhuma igreja, mas como crente em Jesus Cristo, tenho analisado muitas coisas por onde ando e vejo uma gigantesca falta de compromisso de muitos pregadores com a exposição da verdade revelada através das Sagradas Escrituras, pessoas que usam a Bíblia simplesmente para dizer que leem, mas em relação a meditação, oração e preparo para expor a mensagem, deixam muito a desejar, ministros, pastores, desde os mais novos ate mesmo os antigos, um habito não combatido, mas alimentado por muitos que veem as coisas erradas e preferem se omitir para não magoar nem agir desrespeitosamente com os irmãos, uma prática errada, ilusão e mentira não sustenta espiritualmente ninguém, experiências sobrenaturais não podem servir de base para minha fé em Deus, minhas convicções devem estar firmadas em sua PALAVRA FIEL, essa sim deve ser a base da minha vida cristã, essa é a verdadeira fonte de verdade que vai promover uma certeza que me levará a perseverar nas promessas de Deus, não posso ficar me enganando com palha seca pensando que é pasto verde, eu tenho que buscar incansavelmente mais de Deus para poder ter condições de passar algo consistente a quem tem fome e sede de salvação e transformação.
      O momento do púlpito deve ser encarado por aqueles que têm a oportunidade de trazer uma mensagem da parte de Deus, como um momento único e especial, não somente para quem está ouvindo, mas da mesma forma para quem está pregando, o Espírito Santo nos capacita, direciona, ministra através das nossas vidas, mas nós precisamos fazer a nossa parte, estudar a Palavra do Senhor, meditar, deixar que ela fale aos nossos corações e ter a consciência de que o púlpito da igreja é um lugar para explanarmos a palavra de Deus e não para outros fins, como desabafo, indiretas e etc que não devem fazer parte deste momento tão abençoado para a igreja do Senhor. Deus nos chamou para sermos canais de bênçãos, para promovermos a sua glória, para pregarmos a sua Palavra, e fazermos deste momento, um momento esplendoroso é de festa no céu. 

QUE DEUS NOS CAPACITE E NOS ABENÇOE!!

Vicente Leão