PANORAMA HISTÓRICO E TEOLÓGICO DA MISSÃO INTEGRAL (TMI)

 


A TMI tem suas origens históricas nos movimentos evangelicais trazidos para América-Latina pela missão protestante- evangélica entre os séculos XIX e XX. Literalmente esse movimento Missão Integral surge após a revisão da Missiologia trazendo para o contexto da região que a mesma está inserida no caso a América Latina é como a citação de Sanches: “Compreender a natureza e a abrangência da responsabilidade missionária da igreja, à luz das Escrituras e da realidade sociocultural onde ela é chamada a missionar, é o seu desafio”
A Missão Integral foi uma resposta dos teólogos evangelicais aos outros teólogos que agiam na região latina que os mesmos para agir na região deveriam pensar em missões no continente com base nas visões evangelicais.
É neste ponto que um questionamento neste texto deve ser respondido. O que é fé evangelical? É um fruto indireto da reforma protestante, tem suas origens no pietismo alemão e nos avivamentos na Grã-Bretanha e EUA, e esse movimento segundo estudiosos tem como base, e base irrestrita as escrituras. E dentro deste evangelicalismo é que vai surgir a Teologia da Missão Integral.
A Missão integral tem sua forma de enxergar a teologia que como sabemos tem base no evangelicalismo. A interpretação, a hermenêutica segundo a TMI é contextual é perceber a realidade do leitor e julgá-la a luz do texto bíblico, é um confronto da realidade do texto com a realidade atual a luz do reino de DEUS. Sanches afirma:
É nesta dinâmica que se realiza o círculo hermenêutico, no ir e vir da palavra de Deus, que na verdade não é simplesmente um dado histórico a ser atualizado, mas é a fala de Deus ao mundo em todos os tempos e lugares. O problema não está na Palavra e sua efetividade como poder de transformação da realidade, mas na sua hermenêutica, que geralmente tendem a universalizar a mensagem bíblica e comprometem, com isto, a sua mensagem encarnacional. 
 De maneira resumida podemos afirmar que a teologia da missão integral oferece uma lente para a interpretação. O TMI toma para sua teologia as bases dos pressupostos evangelicais. A soteriologia na visão da TMI   é o domínio de Deus sobre toda a criação, por meio daqueles que foram restaurados à imagem de Cristo, o primogênito dentre muitos irmãos. A salvação não diz respeito apenas a salvação, mas a todo cosmo quando Deus criará os novos céus e a nova terra. Partindo deste ponto os teólogos pregam o reino de Deus vindouro, mas que atualmente já mostra sinais aqui através da obra de Cristo, até que esteja tudo transformado. Dessa forma, a salvação já acontece quando vidas são transformadas à luz desse reino.
Ainda que a salvação seja pessoal e individual, a peregrinação espiritual é coletiva. A eclesiologia da TMI vem afirmar que a igreja é a comunidade de pessoas redimidas que são transformadas pelo Espirito Santo. E como corpo de Cristo, essa comunidade de redimidos é que testemunha do Reino de Deus; assim a Missiologia da missão integral está preocupada em ser sinal na história da implantação do reino de Deus tendo como missão a manifestação agora do mesmo. Antropologia é segundo os mesmos um resgate do ser humano bíblico.
Então podemos concluir que a missão da igreja segundo a TMI não é apenas levar a mensagem verbal, mas convocar a todos os homens para participar do reino de Deus desde já.