INTRODUÇÃO AS EPISTOLAS PAULINAS



  

Cartas ou Epístolas?

Para alguns estudiosos...

Ø A carta tem um cunho mais pessoal sendo dirigida a uma pessoa e abordando uma situação específica, não tendo como objetivo primário ser lida pela comunidade.

Ø A epístola é um dispositivo literário que tinha como propósito um público maior e mais diversificado.

As Epístolas
As epístolas compõem 1/3 de toda a Bíblia. Ao todo são 21.


O mundo das epístolas
Essas cartas contém ensinamentos importantes transmitidos pelos apóstolos e seus cooperadores. A fim de diminuir a dificuldade da compreensão do conteúdo é preciso ver cada epístola dentro do contexto histórico e cultural em que foram escritas.

 Um mundo de paz e prosperidade
Inúmeras frotas de navios mercantis transportavam grãos e artigos de luxo para a Itália. A extensão do Império Romano chegava até a África Ocidental e ao norte da Índia. A cidade de Roma era rica, juntamente com outras cidades para quem foram enviadas as epístolas, as quais enriqueceram com o comércio: Éfeso, Filipos e Corinto. Por outro lado, o peso dos impostos era insuportável, fazendo com que os ricos ficassem mais ricos à custo dos pobres.

 Um mundo de confusão
A confusão naquele contexto histórico e cultural era real, produzindo um anseio espiritual e um desejo por verdade sólida diante de tantas mudanças e incertezas. Essa confusão aumentou, pois, as pessoas se deslocavam com facilidade entre as diversas regiões do Império, tendo acesso a filosofias e religiões disponíveis.

 Um mundo de confusão
Haviam vários templos dedicados a diversas divindades, procissões à deusa Roma, centenas de sacerdotisa, artes mágicas, os malakoi, crianças em atividade sexual nos templos, religiões de mistério, onde se usava drogas ou dança para produzir o êxtase. Existiam a sinagoga onde pessoas comuns eram atraídas pela antiguidade do Judaísmo. Havia também os estóicos, os epicureus, a escola de Tirano, a feitiçaria estava ligada aos templos de divindades.

 Um mundo de medo
O Império Romano era também um mundo de medo.A presença do exército romano em todo lugar lembrava a todos que estavam sujeitos e deviam temer ao poderio de Roma. Histórias de brutalidades com os “rebeldes” se espalhavam pelas fronteiras do império.


 A vida era curta e dolorosa
Naquele contexto a vida era curta e dolorosa, em virtude da escassez de  na Itália. A medicina era rudimentar e ineficaz. As pessoas eram facilmente dominadas pelo medo de forças invisíveis. A astrologia era praticada e associada à magia e era nisso que muitos confiavam. Acreditavam e fórmulas mágicas e encantamentos certos proporcionavam poder e segurança: trariam a chuva, afastariam doenças, tornariam a pessoa rica, seriam protegidas de demônios e derrotariam seus inimigos.

 As Províncias Romanas
Durante o estudo das epístolas paulinas, muitas províncias serão citadas em referencias a lugares por onde Paulo passou ou para quem escreveu.
Província era a principal divisão administrativa de Roma para os territórios conquistados, com o objetivo de manter a paz e recolher os impostos e tributos. Na época do NT, em meados do século 1 d.C. havia 32 províncias.


 A variedade das epístolas
A variedade das Epístolas é grande e estão agrupadas conforme autoria são elas:

n  13 epístolas de autoria de Paulo,

n 1 carta anônima (Hebreus),

n 1 de Tiago,

n 2 de Pedro,

n 3 de João e

n 1 de Judas.

Classificação das Epístolas

As primeiras epístolas (Gálatas, 1 e 2 Tessalonicenses)

Gálatas (49 d.C.). Foi escrita após a profecia de fome - Ágabo (At 11.27-30) e antes do Concílio de Jerusalém (At 15).

1 e 2 Tessalonicenses Paulo estava em Corinto (At 18). Uma inscrição em Delfos ajuda a fixar essa data em 50-51 d.C. Paulo já estava há 15 anos no ministério.

As epístolas do “evangelho” (1 e 2 Coríntios e Romanos)

1 e 2 Coríntios pode ser datado do período descrito em At 19-20, ano de (56 d.C.)

Romanos (56-57), período em que esteve em Éfeso e viajou pela Macedônia e pela Grécia.

As epístolas da prisão (Efésios, Colossenses, Filipenses, Filemon)

Paulo foi preso pela primeira vez em Roma no de 60-62 d.C. Desfrutou de relativa liberdade durante seus 2 anos de prisão em Roma. Ficou em prisão domiciliar não tendo nenhuma restrição quanto a visitantes e correspondência. Assim a tradição favorece Roma como lugar onde Paulo as escreveu.

As Epístolas Pastorais (1 e 2 Timóteo e Tito)

Parece que Paulo as escreveu quando já era idoso. 1 Timóteo foi escrita no final do ano de 62 d.C., Tito meados de 66 Paulo é preso em Roma pela 2 vez em 67 d.C. quando escreveu a 2 Timóteo. Morre em 68 d.C.

Hebreus

Escrita entre 65-69 d.C.O autor desconhecido “para nós”, para alguns a epístola foi escrita por Apolo.

Epístolas de outros apóstolos (Tg, 1 e 2 Pe; 1, 2 e 3 Jo, Jd)

Tiago foi escrita entre 45-49 d.C. 1 Pedro escrita entre 60-63 d.C. 2 Pedro 66-68 d. C. Judas entre os anos 70-80 d.C. É possível que os últimos textos do NT a serem escritos tenham sido as cartas de João (85-95 d.C.), datadas da última década do primeiro século.

Pela sua variedade, as Epístolas nos incentivam a ver que sempre é possível ser fiel na vivência da fé cristã, seja qual forem as circunstâncias. Por mais difícil que seja, o Senhor está conosco para nos ajudar a vencer.

A Vida de Paulo

Seu nome

Saulo (Heb. "Saul" e Aramaico "Saulo")  (At 13.9), sig.“desejado” ou “pedido a Deus”.

A partir de At 13.13 passa a ser chamado de: Paulo (vem do latim Paulus) - sig.“pequeno” .

 Nascimento

§  Por volta de 5 d.C., em Tarso, na Cilícia (costa sul da atual Turquia)

Família

§  Filho de um cidadão de destaque e judeu rigoroso. Herdou a cidadania romana.

§  Membro da tribo de Benjamim e do partido dos fariseus

§  Quando jovem estudou em Jerusalém aos pés de Gamaliel.

§  Extremamente zeloso das tradições (Gl 1.14)

§  Dirigiu uma campanha violenta contra os cristãos.

Sua conversão

§  Experiência de conversão, descrita três vezes em Atos (9.3-19; 22.3-21; 26.9-18), Sua conversão, também foi seu chamado. (este é para mim vaso escolhido!!!)


Sua Preparação

§  É provável que tenha passado os primeiros anos (10 anos) após a conversão em oração e reflexão profundas na província romana da Arábia, para depois trabalhar.
Suas Viagens




Maturidade de Paulo

Quando Paulo escreveu sua primeira epístola, já era um missionário e apóstolo com experiência ministerial. Apresentando maturidade e solidez nas doutrinas.

Destinatários

§  9 epístolas são endereçadas para 7 igrejas:

1.  Roma,

2.  Corinto,

3.  Galácia,

4.  Éfeso,

5.  Filipos,

6.  Colossos e

7.  Tessalônica.


§  2 delas são dirigidas à mesma igreja:

1.  Corinto e

2.  Tessalônica.  


Nessas igrejas, o relacionamento entre judeus e gentios era, marcado por tensões, pois não havia clareza quanto à importância e relevância da lei judaica. A obediência rígida às leis judaicas impossibilitava a comunhão entre os grupos. Paulo procura eliminar esta tensão nas epístolas aos Romanos e aos Gálatas. Também havia forte influência pagã que estava alterando o comportamento dos discípulos de Cristo.
Visão geral das epístolas de Paulo (ordem cronológica)
As 13 epístolas foram escritas numa época em que o Cristianismo estava em plena expansão pelo Império romano, a partir da Palestina. Foram escritas durante um período aproximado de 19 anos (49-68 d.C.).

Foi escrita após a profecia de fome - Ágabo (At 11.27-30) e antes do Concílio de Jerusalém (At 15). Aborda problemas com o legalismo e de como unir judeus e gentios numa só comunidade cristã.

 1 e 2 Tessalonicenses (50-51 d.C.). Aborda assuntos escatológicos, dentre eles a volta de Cristo. Corrige conceitos errados. Provavelmente foi escrita em Corinto, pouco depois de Paulo ter saído de Tessalônica.

 1 e 2 Coríntios (53-57 d.C.).
1 Coríntios. Escrita durante o período de residência de Paulo em Éfeso. Paulo escreve para: (1) instruir e restaurar a igreja, corrigir práticas de divisões, imoralidades, litígio nos tribunais pagãos e abuso da Ceia do Senhor. (2) corrigir doutrinas falsas  a respeito da ressurreição, dar instruções a respeito da ofertas a favor dos crentes pobres de Jerusalém.
2 Coríntios. Na igreja de Corinto tinha sido infiltrada por falsos mestres que desafiavam tanto a integridade de pessoal de Paulo, quanto a autoridade apostólica (que não era apóstolo genuíno e que embolsava dinheiro doações).

Romanos (54-57).
Foi escrita em Corinto ou Cencréia, provavelmente na terceira viagem missionária. Paulo tinha vários propósitos ao escrever a carta: (1) preparar o caminho para uma visita a Roma e para uma missão na Espanha. (2) apresentar o sistema básico da salvação a uma igreja que nunca antes tivera um apóstolo. (3) explicar o relacionamento entre judeus e gentios no plano da redenção.

Filipenses, Filemon, Colossenses e Efésios. São chamadas de “epístolas da prisão”, pois foram escritas em Roma, após 61 d.C. quando Paulo chegou como prisioneiro (At 28). Nessas epístolas, Paulo escreve para agradecer, ensinar, refutar heresias, etc.

 1 e 2 Timóteo e Tito (65-68 d.C.) alguns creem que 1 Timóteo teria sido escrita antes do primeiro aprisionamento em Roma; Tito entre os dois aprisionamentos, e 2 Timóteo durante o segundo aprisionamento. Em 1 Tm escreve para explicar melhor a incumbência que dera ao jovem assistente e supervisionar a igreja de Éfeso, em 2 Tm sentia-se só, preocupava-se com o bem estar da igreja, pois era um período de perseguição severa (Nero). Em Tito escreve dando instruções a respeito da fé e conduta e advertências contra falsos mestres.

Objetivos Gerais das Epístolas Paulinas

Problemas enfrentados nas Igrejas
Os primeiros anos da igreja não se caracterizaram por paz, amor e unidade conforme alguns supõem. Entre os grupos de discípulos de Cristo em cada cidade havia alguns assuntos polêmicos.

 Ensinar, repreender e corrigir
2Tm 3.16 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça...

O destaque neste versículo é que o objetivo das Escrituras Sagradas é triplo:

1.  Ensino (doutrina)

2.  Repreensão (conduta incorreta) e

3.  Correção (doutrina errada)

 Alicerçar a fé cristã
As epístolas paulinas tornaram-se o alicerce básico de várias doutrinas e práticas do Cristianismo; sendo complemento necessário aos Evangelhos e o alicerce para a conservação e expansão da Igreja na Terra.

Orientar judeus e gentios convertidos
Em Atos percebe-se que, embora a nação de Israel tenha recusado o Messias salvador e rei, surgiram no mundo romano grupos de fiéis judeus e de gentios que reconheceram a Jesus como o prometido de Deus. Essas comunidades sabiam em quem deviam crer: em Jesus. Mas, não sabiam “o que” deviam crer! Por esse motivo era necessária a instrução de forma permanente e detalhada.

 Ensinar sobre o Espírito Santo
Nessas epístolas endereçadas às 7 igrejas cristãs, são apresentadas os ensinos do Espírito Santo para fiéis a Cristo durante o período de atuação da igreja neste mundo.

 Solucionar problemas imediatos
O objetivo de Paulo ao escrever suas cartas era resolver dificuldades e questões locais nas congregações cristãs já estabelecidas na Ásia, Macedônia e Acaia. Seu conteúdo é prático e se aplica às necessidades do destinatário. Para dar respostas a problemas específicos.

Referências
BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Bíblia de Estudo Nova Versão Internacional (NVI).
Manual Bíblico SBB - Sociedade Bíblica do Brasil
Capellari, Mauricio. Cartas Paulinas.
Manual Bíblico de Halley. Editora Vida