ACONSELHAMENTO CRISTÃO: UM MINISTÉRIO NEGLIGENCIADO NA IGREJA HOJE.




“Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros.”
Provérbios 15:22


     O aconselhamento cristão tem se tornado um dom cada dia mais necessário para a igreja hoje, em tempos de crise e onde o mundo cada dia se torna mais pervertido e entregue as ações malignas, faz-se relevante à busca por conselhos que nos ajudem a escapar das astutas ciladas do inimigo, principalmente no tocante a Palavra de Deus.
     Ministrar aconselhamento não é pra qualquer um, principalmente em um tempo como o nosso aonde o engano se traveste de verdade corrompendo e desvirtuando a muitos do padrão bíblico, é um ministério que exige alem de dedicação um discernimento espiritual acurado para se identificar o real problema e suas causas na vida daqueles que tem sido afligido por tal perturbação. Existem vários fatores complicadores para o exercício deste ministério, um deles é a havides de muitas igrejas que estão correndo atrás de alargar suas tendas sem se ater em firmar bem suas estacas, lideres e denominações que vivem a expectativa de um crescimento material, não dando à devida atenção as carências emocionais e espirituais do rebanho, muitos pastores em suas culturas de igreja só utilizam seus momentos de gabinete para disciplinar e tratar de assuntos administrativos da congregação, por esta razão muitos cristãos tem uma visão negativa no trabalho de gabinete pastoral entendendo que aquele momento é para cobrar, dar bronca, castigar e etc. Nesta situação criamos uma barreira entre pastor e ovelha, os pastores hoje não tem a sensibilidade de identificar o momento de chamar sua ovelha para aconselhar, por estar muito ocupado em fazer seu ministério crescer e a ovelha se sente intimidada pela ideia de que aconselhamento é algo constrangedor e para lhe punir dos seus pecados.  
      Com isso o ministério de aconselhamento cristão tem sido levado com a barriga em muitas igrejas criando assim um ambiente de uma liderança que faz de conta que se importa com os problemas do rebanho e um rebanho que finge está tudo na mais perfeita ordem por não querer provocar um problema maior envolvendo a igreja.
      O texto acima é uma das referencias que vai nos falar sobre a importância do aconselhamento cristão para o sucesso dos nossos planos, a Bíblia vai nos falar não somente em relação ao aconselhamento pastoral, mas em relação à busca pelo conselho de pessoas idôneas (honestas, maduras espiritualmente, e sábias na Palavra de Deus), Tiago vai nos orientar a confessarmos os nossos pecados uns aos outros e orarmos uns pelos outros, mas como buscar tal orientação em um contexto cristão individualista e materialista¿ Em nossos dias, para muitos, não tempo pra perder com conselhos, dialogo, orientações nem nada do tipo, mas há todo tempo do mundo para perder fazendo o errado, quebrando a cara  comprometendo a si e as pessoas que estão com estes. O Pr. Paulo Borges Junior disse certa vez em uma das suas mensagens que o evangelho hoje é uma crença fundamentada nas nossas conclusões humanas e não naquilo que temos aprendido do Senhor, por isso vivemos uma espiritualidade medíocre e um enganoso conhecimento de Deus e da sua vontade, alguns vivem um cristianismo fracassado por estarem na presença de Cristo, mas não terem abertura para ouvir a sua voz. A igreja cristã evangélica brasileira esta do jeito que está por que não ouve e quando ouve não entende o real propósito do seu chamado nem tão pouco a sua nova identidade conquistado através do sacrifício no calvário.
      Não podemos desprezar o conselho do Senhor através dos seus ministros, não podemos virar as costas para o seu cuidado em nossas vidas, precisamos buscar sempre a orientação divina não somente através dos nossos momentos devocionais pessoais, como também através de conselhos de pessoas com o dom de orientar e ajudar a permanecermos no caminho certo que nos conduzirá a gloria que nos será revelada. Sejamos humildes ao ponto de buscar conselhos e orientações, pois fazemos parte de um só corpo, de um só espírito, de uma só fé e de um só amor em função de manifestarmos a gloria do Senhor.  

DEUS VOS ABENÇOE!!!

Vicente Leão